Segunda-Feira, 09 de Setembro de 2019, 10h40

MUNICÍPIO REALIZOU DESFILE CÍVICO

Foto por: DÉBORA PETRY |

Na tarde do domingo, dia 08 de setembro, o Poder Público de São Pedro das Missões, através da Secretaria de Educação, realizou mais uma edição do Desfile Cívico. O evento contou com participação de alunos das escolas da rede municipal e estadual de ensino, professores, servidores municipais e representantes de várias instituições da cidade desfilaram em diversas alas com temas referenciando o nosso país e às tradições culturais e históricas do município.

Este ano o tema central foi “RESGATE DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO”. Segundo os organizadores, a temática propôs resgatar a história da cidade, desde a chegada dos primeiros moradores, a organização e conquista emancipatória até as primeiras legislaturas municipais.

A solenidade começou pouco depois das 14h, com a formação do palanque oficial, condução da bandeira nacional realizada pela Brigada Militar e, a execução do hino brasileiro. O público que prestigiou as apresentações realizadas na Avenida Brasil, pode ver diversas manifestações. Iniciou com a Banda Anchieta, na sequencia veio a ala formado pelos subprefeitos, comissão emancipacionista, ex-prefeitos e vices, vereadores da legislatura de 2001 a 2016, associação Renascer da 3ª Idade; escola municipal de Educação Infantil Construindo Sonhos, Núcleo Municipal Ulmerindo Machado e José Bonifácio; escola Municipal Inspetor João Ferraz, escola Estadual Padre José de Anchieta. Também teve a participação da APAE, programa ALFA, igreja Católica e Assembleia de Deus, Grupo de Danças Tradicionalista Herança Tropeira e Grupo de Laçadores.

Já no final, ocorreu o pronunciamento da coordenadora da Secretaria de Educação, Marivone Binello, vereadora Elizete Piuco, vice-presidente do Legislativo, Geremias Zandoná, e do prefeito Antônio Reginaldo Ferreira. O gestor enalteceu a evolução dos pelotões na avenida e, parabenizou todos os envolvidos que contribuíram para a realização do lindo desfile. “Foi um evento muito positivo para o nosso São Pedro das Missões”, dize o prefeito Antonio.

Desta maneira, a Secretaria Municipal de Educação, agradece e parabeniza a participação das escolas e entidades municipais que contribuíram para o sucesso do desfile. Por fim, o público acompanhou apresentações do Grupo de Danças Herança Tropeira e a execução de músicas pela Banda Anchieta.

Independência do Brasil

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal.

Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: "Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

+ FOTOS: