Quarta-Feira, 05 de Junho de 2019, 15h14

PREFEITO PARTICIPOU DE REUNIÃO DA AMZOP

Um dos temas abortado foi o acesso asfáltico com o

secretário dos Transportes do Estado

O principal tema abordado na reunião da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP) na tarde da última sexta-feira,31/05, foi a necessidade de asfaltar trechos de rodovias que dão acesso a 9 cidades e que ainda não estão pavimentados. O tema foi abordado pelos prefeitos e pelo secretário dos Transportes do Estado, Juvir Costela.

No Estado são 67 acessos a cidades gaúchas ainda não asfaltados (de chão batido). A realização dessas obras, informou o Secretário, seguirão critérios técnicos e não políticos. “Nossa expectativa é receber através de emendas da bancada gaúcha, pelo menos R$ 150 milhões, recursos que garantem a execução de inúmeros trechos asfálticos reivindicados pelas comunidades há dezenas de anos”, observa. Na área dos 43 municípios da Amzop, nove (9) cidades ainda não contam com uma ligação asfáltica. O presidente da Amzop, prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva avaliou como positiva a presença do secretário. “Sabemos a falta de recursos e percebemos que o Secretário está buscando alternativas em relação à garantia de recursos para realizar as obras”, afirmou Gilmar da Silva.

Costela disse aos Prefeitos que dentro de 40 dias a estrutura da Secretaria dos Transportes se transfere para o prédio do Daer. “Queremos descobrir qual a função do Daer, ou o Daer funciona, ou fecha”, afirmou o Secretário. Ele disse que o Daer possui um quando técnico excelente. “Nós vamos valorizar os funcionários do Daer que desejam efetivamente trabalhar. São 960 funcionários e pretendemos permanecer com 600”, conclui.

Na reunião dos prefeitos teve, ainda, a presença do vice-Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, o qual fez um relato da importância da universidade que, na região da Amzop, possui unidades em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Paralelamente ocorreu o Encontro das 1ª Damas dos municípios da Amzop. Ainda na reunião em Seberi, o geólogo Carlos Fellenberg falou sobre a outorga dos poços artesianos - Alteração da resolução sobre prazos para regularização da captação de água subterrânea por poços existentes na área rural, mediante cadastro no Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul.

Os Prefeitos e demais lideranças participara, após a reunião, da abertura da Feira Multissetorial Seberi 60 anos. O presidente da Amzop informa que paralelamente à reunião da AMZOP aconteceu um encontro, na Câmara de Vereadores, com a presença das Primeiras Damas. A psicóloga Andressa Perotti fez uma palestra com o tema, ‘Nossa Vida como uma Obra de Arte’.

- Encerramos a última semana muito produtiva. Estivemos reunidos com lideranças da Amzop, para debatermos possibilidades de solução para os acessos asfálticos e busca por melhores condições para as estradas da região. Após o encontro, fizemos a assinatura de termos de cooperação técnica com os municípios de Rodeio Bonito e Pinheirinho do Vale. A noite participamos da abertura oficial da feira multisetorial, que fez parte das comemorações dos 60 anos de Seberi. Destacou o prefeito Antonio Ferreira.

Colaboração: Assessoria de Impresa - AMZOP