Segunda-Feira, 05 de Novembro de 2018, 00h00

PREFEITURA E EMATER REALIZAM CONTROLE DO MOSQUITO BORRACHUDO

A Prefeitura de São Pedro das Missões, através do a Secretaria de Saúde e com o suporte da EMATER/ASCAR realizaram no final do mês de outubro aplicação de Bacillus thuringiensis, produto fisiológico usado para o combate do Simuliidae, popularmente conhecidos como mosquito borrachudo.

A ação faz parte de um programa da Prefeitura que, junto com a EMATER local, realiza o controle e combate do mosquito nas principais fontes d´água e sangas, onde a proliferação do inseto é maior, em virtude, principalmente, das condições geográficas. Além disso, no verão, com as temperaturas mais altas, as chuvas constantes e o crescimento da vegetação nas margens de rios e córregos, a incidência deste incômodo inseto também aumenta.

O chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Vilmar Bonfada, esclarece que o objetivo da ação é proporcionar um controle do mosquito borrachudo, através de adoção de práticas que auxiliem o restabelecimento ambiental, mantendo o índice populacional do inseto baixo. A iniciativa contou com o serviço de campo do técnico da EMATER Tiago Soares Martins, agente de endemias Tina da Silva e do agente sanitário Luís Fernando dos Reis.

O mosquito borrachudo, também conhecido como simulídeo, é um inseto hematófago, ou seja, alimenta-se de sangue. Os ovos, de pequena dimensão, são colocados pela fêmea em substratos dentro do curso de água, tais como pedras e vegetação submersa. Os borrachudos adultos possuem hábitos diurnos e o ciclo de vida ocorre em vários ambientes. Suas picadas causam problemas como inquietude e pequenas hemorragias, além de prejuízos socioeconômicos para o produtor rural.