Quinta-Feira, 01 de Novembro de 2018, 00h00

OUTUBRO ROSA: PREFEITURA REALIZOU PALESTRA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Na tarde de quinta-feira (25/10), aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores de São Pedro das Missões, uma palestra sobre câncer de mama.  E para alertar a população sobre a importância da realização de exames de rotina, do diagnóstico precoce e da adoção de uma vida saudável como forma de prevenção do câncer de mama, a Secretaria de Saúde com o apoio da Secretaria de Assistência Social realizaram o evento alusivo ao Outubro Rosa.

Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, que tem como objetivo incentivar a participação da população no controle do câncer de mama. O lema desse ano da campanha é: “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?".

A palestra que foi ministrada pela médica Elaine Fernandes Soares e a pela psicóloga Leda Krisel Piovesan, teve como pontos principais, a contextualização histórica da campanha e fatores de ricos. “ Para prevenir o câncer, recomenda-se que as mulheres conheçam seu corpo desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência. O autoexame das mamas, hoje em dia, deve ser chamado de autocuidado, e pode ser feito pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia do mês para que as mulheres se familiarizem com suas mamas”, destacou a dra. Elaine.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Hildo Zandoná, o evento foi um sucesso: “ Ações como esta são de suma importância, pois visam chamar a atenção para a importância da realização de exames visando o diagnóstico precoce dessas doenças”, destacou Hildo.

O evento também contou depoimentos de mulheres que venceram a doença. Por fim, foi servido um lanche especial e entregue brindes às participantes.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), elencaram alguns sinais e sintomas da doença. De acordo com instituto é importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

• Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;

• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

• Alterações no bico do peito (mamilo);

• Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

• Saída espontânea de líquido dos mamilos.

As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

+ Fotos: